Como fazer resumos eficientes para passar na residência médica

Conteúdo / Residência Médica / Como fazer resumos eficientes para passar na residência médica

Existem diferentes técnicas de estudo. Há pessoas que gostam de mapas mentais, por exemplo. Há os estudantes que aprendem melhor quando leem em voz alta. Outros preferem vídeos e/ou áudios a textos escritos. Então, se você quer aprender como fazer resumos eficientes, você veio ao lugar certo!

O importante é escolher as técnicas mais eficientes conforme seu perfil e saber combinar mais de uma técnica (se for necessária).

Fazer resumos é uma estratégia usada por muitos para entender e assimilar o conteúdo. Se você é uma dessas pessoas, leia nosso texto e aproveite as dicas. Se você ainda não usa essa estratégia, leia e veja como ela pode te ajudar. Confira como fazer resumos eficientes para passar na residência médica!

Afinal, como fazer resumos eficientes?

Vamos listar algumas dicas de como fazer resumos eficientes. Veja como os resumos podem ser valiosos para sua rotina de estudos, principalmente para os assuntos mais complicados e extensos.

Leia o conteúdo e destaque os principais pontos

O resumo não substitui o conteúdo integral, ele ajuda a fixá-lo. Somente a partir da leitura completa, é possível construir um bom resumo, que auxiliará na revisão do assunto e em sua memorização.

Lendo o conteúdo completo, você poderá identificar os pontos mais relevantes, aqueles que deverão compor o resumo.

Para destacar os tópicos principais, você pode usar flechas indicativas, sinais de marcação, traços que sirvam para desenvolver subtópicos a partir de uma palavra-chave.

Como exemplo, podemos dizer que você está estudando sobre ginecologia, e destaca a palavra-chave “HPV”, montando um subtópico que aborda as principais características desse vírus.

Depois de entender o conteúdo, escreva com suas próprias palavras

Um diferencial do resumo é que você pode elaborá-lo de forma mais clara, com suas próprias palavras. O resumo não é algo profissional nesse caso — é um texto cujo objetivo é facilitar a aprendizagem do que foi lido.

Por isso, se julgar necessário, evite palavras mais difíceis, termos muito científicos ou técnicos. Evite copiar e colar trechos da internet ou repetir trechos dos livros didáticos. O melhor é fazer um resumo original.

Procure inserir começo, meio e fim nos seus resumos

O resumo é para facilitar a aprendizagem, não para complicar mais. Logo, ele deve ser organizado. O mapa mental pode ser aplicado nos resumos, levando em conta uma sequência inteligível, com início, meio e fim.

O texto sequencial é bem mais fácil de ser lido e compreendido. A desorganização desestimula a leitura, pode diminuir o interesse. Você poderá achar o resumo mais confuso e complicado que o conteúdo completo.

O começo aborda o tema principal do resumo, o que será estudado. O meio do resumo envolve detalhes relevantes, faz o desencadeamento de ideias, o desenvolvimento do conteúdo. O fim corresponde à conclusão ou deixa um “gancho” para o próximo resumo.

Utilize diferentes cores

Outra dica de como fazer resumos eficientes é usar diferentes cores, pois elas ajudam o cérebro no processamento das informações.

Assim, vale a pena aplicar cores diferentes em partes diferentes do resumo. Por exemplo, você pode usar uma cor específica para os títulos mais importantes e usar outras para os títulos secundários.

Mas crie uma padronização, pois vai deixar o resumo mais organizado, fácil de visualizar e identificar os pontos mais importantes.

Insira elementos visuais

Os resumos em formato de texto podem ser valiosos, sem dúvida. Porém, aplicar tópicos, setas, tabelas e outros recursos torna o resumo mais eficiente.

O uso de imagens e outros elementos visuais, além de destacar as informações mais relevantes, ajuda a desenvolver um raciocínio.

Dê preferência à utilização do papel

É possível fazer resumos no aparelho celular, em planilha, em alguma plataforma do PC. Pode ainda usar resumos prontos de outra pessoa. Mas os resumos escritos à mão tendem a ser mais eficientes.

Releia o resumo

Depois que concluir o resumo, você deve reler tudo que registrou. Avalie as informações e se elas têm relação entre si, se foram dispostas de maneira organizada, se não está faltando nada importante.

Deve-se fazer uma revisão de todo o resumo. Afinal, se existir um ou mais erros, é necessário corrigi-los logo para não atrapalhar depois o estudo.

Faça mapas mentais

Voltamos a falar de mapas mentais. Na verdade, eles também são um tipo de resumo, mas diferenciado. É mais criativo e mais atrativo. Você pode desenvolver símbolos, esquemas, imagens e colocar outros elementos. Pode levar algum tempo para construir um mapa mental, mas o resultado pode ser muito útil.

Deve-se escrever uma palavra-chave que corresponde ao principal tópico do assunto estudado. A partir dessa palavra-chave, você dispõe de flechas para adicionar novos dados.

Fazer mapas mentais é uma solução para diversificar a estrutura do resumo. Também contribui para desenvolver uma linha de raciocínio, bem direcionada, evitando que você perca tempo com informações de pouca ou nenhuma importância.

Mas existe o risco também de fazer um mapa mental muito “enxuto”, no qual faltam informações de relevância. Por isso, é fundamental construir um mapa bem detalhado. Outra dica é não usar somente o mapa mental como resumo, mas como ferramenta complementar.

Ensine outros

O ato de ensinar também ajuda a assimilar o conteúdo. Por exemplo, você pode estudar junto com outras pessoas e usar seu resumo para explicar o assunto.

Compartilhando o que você escreveu, é possível identificar pontos fortes e fracos do resumo. Os outros poderão te ajudar a aperfeiçoar o texto, e eles mesmos poderão construir seus próprios resumos.

Estudar com outras pessoas pode ajudar a assimilar o conteúdo. Outros podem esclarecer pontos em que você tem dúvidas. A partir dos esclarecimentos recebidos, você pode corrigir e aperfeiçoar seu resumo.

Entendeu como fazer resumos eficientes?

Agora, depois de nossas dicas, você já entende como fazer resumos eficientes? Eles conseguem sintetizar conteúdos extensos no formato de tópicos, imagens, desenhos, textos resumidos e siglas.

Isso facilita a memorização de diferentes disciplinas. Os resumos ainda funcionam como método de revisão.

Se você já começou a estudar para passar na prova de residência médica, pode investir em resumos para melhorar a qualidade de sua aprendizagem. Venha conhecer nossos Extensivos: eles vão ajudar você a se preparar melhor para a prova de residência médica! 

DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina. Siga no Instagram: @djondamedway