Carregando

Como fazer resumos para estudar para a residência?

Fala moçada, tudo bom? O papo é o seguinte: 2021 começou e já tá a todo vapor, e se você der mole nos estudos, vai acabar ficando em desvantagem! No entanto, mesmo para quem já começou a trilhar a trajetória até a residência médica, isso não significa que os estudos estão tão bons quanto poderiam, também. Inclusive, é bem comum que, após o primeiro momento, muitos estudantes sintam bloqueios que atrapalham o rendimento. Para muita gente, a sensação de não conseguir fixar o conteúdo é um desses problemas, e aí surge a pergunta: como fazer resumos para estudar para a residência?

Se esse é o seu caso, calma: você já deu um passo muito importante simplesmente percebendo que as coisas não estão indo tão bem. Afinal de contas, não tem como resolver algo que você não sabe o que é, certo? E se não for o seu caso, então tá aí uma dica de ouro: faça resumos! 

Os humanos, de maneira geral, têm dificuldade de reter conteúdos por muito tempo. O grande volume de informações e preocupações da vida moderna torna muito difícil memorizar tanta coisa ao mesmo tempo, e o resultado é que sentimos uma sensação muito grande de impotência. Os resumos entram, nesse sentido, como uma espécie de lembrete, um compilado das informações mais importantes sobre determinado assunto que você pode consultar sempre que necessário para refrescar a memória.

Nos estudos para a residência médica não é diferente: os resumos são uma ferramenta essencial para quem quer maximizar os rendimentos. Bora ver, então, algumas dicas de como fazer resumos para estudar da melhor forma?

Mas antes, eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! Em breve, vamos abrir inscrições para a Mentoria 2022, nosso curso que ensina as melhores metodologias de estudo e te ajuda a potencializar seus resultados. Pra explicar a fundo o que a Mentoria oferece, faremos uma live no dia 22 de novembro, na qual também vamos oferecer condições especiais para quem quiser voar nas provas de residência médica em 2023! Pra ficar por dentro das novidades do curso, inscreva-se na nossa lista de espera. Bora brilhar na residência!

Saber como fazer resumos para estudar pode fazer toda a diferença na hora da aprovação na residência médica

Antes de mais nada: determine que conteúdos você vai estudar

Isso não diz respeito a como fazer resumos para estudar, especificamente, mas aos estudos em geral. Já falamos disso anteriormente aqui no blog, mas a verdade é que você não vai estudar tudo para a residência. É conteúdo demais e tempo de menos! Portanto, é importante estabelecer prioridades.

Nós aqui da Medway sempre recomendamos, para quem não sabe o que priorizar, dar mais atenção a Preventiva, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia num primeiro momento. Não porque Cirurgia Geral e Clínica Médica não são áreas importantes, mas porque são muito vastas e complexas. O custo-benefício de estudar uma daquelas três primeiras é muito maior do que o de estudar as outras duas; ou seja, resultados melhores com menos tempo de estudo.

Claro que, se você já domina Pediatria, por exemplo, aí também deixa de fazer muito sentido ficar perdendo tempo chovendo no molhado, né? Por isso, vai da especificidade de cada um. O que vemos, muitas vezes, é todo mundo seguindo a mesma receita de bolo e dedicando muito mais tempo de estudo à Clínica, por exemplo, simplesmente porque a matéria é muito maior. E aí, deixam de lado pontos importantes das três grandes áreas que mencionamos acima — que, somadas, valem 60% da sua prova! Depois que você tiver considerado estes fatores , aí seguimos para a próxima dica!

Leia (e releia) com atenção, identificando os pontos mais importantes!

Eu sei, soa óbvio. Além disso, o que você quer saber é como fazer resumos para estudar, não como ler um texto. Contudo, o momento inicial de leitura é onde a retenção do conteúdo vai ser maior. 

Um método utilizado por muita gente é o de fazer duas leituras: durante a primeira, você só lê, tentando absorver o máximo de informações possível. Na segunda leitura, você vai com uma mentalidade diferente: a de identificar os pontos mais importantes e grifá-los, anotá-los separadamente ou qualquer coisa que te permita lembrar deles depois.

E não se deixe enganar, essa dica é mais valiosa do que parece! Apontar quais os pontos mais importantes vai te permitir fazer um resumo conciso, mas eficiente. É exatamente isso que a próxima dica aborda, aliás!

Mantenha os resumos curtos

Um resumo não é para ser uma transcrição de todo o conteúdo do capítulo — é uma forma de destacar os pontos mais importantes, aqueles que são mais cobrados nos exames que você quer fazer. Se necessário, tente estabelecer uma regra de limite de páginas para determinados tópicos, ou adote alguma outra medida que mantenha os resumos concisos.

Não adianta nada anotar tudo sobre determinado assunto e depois não saber onde procurar os pontos mais relevantes dentro do seu próprio resumo, né?

Faça (muitas) questões!

Tanto antes quanto depois de fazer o resumo!

Nós acreditamos que a resolução de questões é uma das melhores maneiras de estudar para a residência. A postura ativa que o aluno é levado a adotar nos estudos traz muitos benefícios, auxiliando na fixação de conteúdos.

“Mas como assim antes de fazer o resumo?”. Nós recomendamos a resolução de 5 a 20 questões sobre o assunto antes de iniciar a leitura do conteúdo. “Mas eu não vou saber resolver nada!”. O objetivo, neste momento, não é o de gabaritar todas as questões, e sim de saber não só o que é cobrado, mas também como. Além disso, desse jeito você vai resgatar alguns conceitos que já sabe sobre aquele assunto, bem como algumas dúvidas, e conseguir fazer um estudo mais ativo. 

Aí, quando você for fazer seu resumo, as coisas vão ser muito mais simples, pois você já vai saber exatamente o que precisa destacar nele! Bom demais, né?

Experimente fazer resumos por áudio!

Uma técnica de estudo pouco levada em consideração por alunos que pensam em como fazer resumos para estudar, os resumos por áudio são uma forma diferente de fixar o conteúdo.

A ideia é, como dá pra imaginar, que você se grave falando sobre determinado assunto, salvar e escutar quando estiver preso no trânsito, viajando, longe de casa ou simplesmente desocupado, considerando que é uma forma de revisão que exige nenhum tipo de esforço manual.

Eu fazia justamente o contrário, mas me ajudou muito quando estava presa no trânsito (sozinha, claro). Eu criava meu próprio resumo no carro, gravando em áudio tudo que eu sabia sobre aquele assunto, e pontuando minhas principais dúvidas. Quando chegava em casa, era meu objetivo resolver todas! Pode parecer doideira, mas deu certo. 

Não custa nada experimentar, né? Vai que funciona pra você!

Sobre resumos é isso, mas não descarte outras metodologias, hein?

Não dá para esquecer que existem outros macetes para fazer bons estudos e revisões para as provas de residência médica. Realização de provas antigas, cronometragem do tempo de estudo, montagem de um cronograma de estudos, de um planejamento, uso de apps para auxiliar nos estudos e por aí vai.

O nosso ponto central continua o mesmo: cada um tem as próprias particularidades, e não adianta tentar achar uma “fórmula mágica” que basta seguir para que você chegue à aprovação. O caminho até a residência médica é difícil, e pensar em como fazer resumos para estudar é só um passo dentro dessa grande jornada. Mas relaxa! Nós estamos sempre falando de vários assuntos do tipo aqui no blog, para tornar essa caminhada a mais eficiente possível pra você.

Uma dica que a gente sempre dá por aqui é ficar atento aos bloqueios mentais que podem atrapalhar seus estudos e seu planejamento. No nosso e-book gratuito Os 15 bloqueios que te impedem de ser aprovado na residência você fica por dentro de todos os bloqueios que podem te impedir de garantir sua vaga na residência médica dos seus sonhos.

E mais: você gosta dessas dicas e quer se aprofundar mais ainda no universo da otimização dos estudos, a gente tem mais uma dica pra você, hein? A Mentoria da Medway é o nosso curso online de preparação para as provas teóricas de residência médica! Nele, você aprende técnicas avançadas de preparação e organização dos estudos para superar bloqueios, ganhar confiança e conquistar a tão sonhada aprovação! Corre lá pra conhecer!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.