Carregando

Quais são as provas parecidas com a Unifesp

Você sabe quais são as provas parecidas com a Unifesp? Se não, vale a pena dar uma olhada nos detalhes! Essa é uma maneira de ajudar a direcionar seus estudos e até mesmo a se preparar caso você tenha a intenção de prestar mais de um processo seletivo para a residência médica.

Só para contextualizar, a Unifesp é uma das instituições mais concorridas de São Paulo e conta com cerca de 84 programas credenciados para a residência. Suas provas contam com algumas características específicas, e ao conhecê-las, as chances de você se dar bem e conquistar a vaga de seus sonhos aumentam.

Então, vamos lá? A seguir, você confere como é a prova, o que costuma ser cobrado e quais outras universidades seguem uma linha similar caso você queira ampliar suas possibilidades ou mesmo refinar suas escolhas sobre onde fazer a residência médica.

Mas antes, uma dica rápida! As provas de residência médica já estão chegando e, nessa hora, a correria e a tensão começam a dar uma bagunçada na nossa cabeça. Então, se você quer ter um lugar onde algumas das informações das principais instituições do Brasil estarão disponíveis a qualquer momento, clique AQUI e conheça o nosso guia de cobertura das provas. Lá, você vai ter acesso às datas, dicas, apostas e correções de várias das residências que você deseja prestar neste ano. Então, não perca tempo e acesse o seu guia completo.

A prova de residência médica da Unifesp

Antes de falar sobre as provas parecidas com a Unifesp, é importante entender um pouco mais sobre como funciona a prova teórica da instituição. Ela tem peso 5, ou seja, vale 50% da nota final. São 100 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta, a estrutura usual para as provas teóricas de residência médica no Brasil. E o que mais há por trás disso? Veja só!

Poucas imagens

Tradicionalmente, a Unifesp não aborda muitas questões que envolvem imagens. Você pode estudar algumas nesse estilo, é claro, para não ser pego de surpresa se por acaso alguma surgir justamente na prova que você se inscreveu.

Entretanto, não se dedique com tanto afinco ao modelo, porque ele realmente só é cobrado eventualmente ou em um contexto muito específico de alguma especialidade. A praia da Unifesp é outra, então é melhor focar no que realmente importa para tirar de letra e conseguir um bom resultado para ir para a etapa seguinte.

Muito conceito

Sim, a prova da Unifesp é muito conceitual. Isso reflete, inclusive, no tamanho dos enunciados. Portanto, além de estudar bastante nesse sentido, você precisa trabalhar ainda mais sua habilidade de interpretação para não perder nenhum detalhe da questão que seja indispensável para se chegar à resposta certa.

Ainda é importante ressaltar que treinar a resolução de provas de anos anteriores é uma excelente estratégia de estudos. Alguns temas e tipos de questões se repetem com frequência, em especial sobre os assuntos preferidos da banca. As especialidades cirúrgicas são um bom exemplo disso, e a Cirurgia Vascular é um dos temas cobrados com maior complexidade e regularidade.

Quais são as provas parecidas com a Unifesp

Pronto! Agora sim você vai ver quais são as provas parecidas com a Unifesp e descobrir mais sobre as exigências das instituições que têm uma proposta aproximada. Uma coisa ou outra pode mudar com o passar do tempo ou as exigências contidas no edital, mas a essência costuma se manter ao longo do tempo. Confira e compare!

SUS-SP

O processo seletivo do SUS-SP conta apenas com uma fase, que é a prova teórica. Somente com base nessa informação já dá para perceber que a cobrança será intensa, principalmente no que se relaciona a conceitos e teoria, concorda? Afinal, o conhecimento será a única coisa avaliada por inteiro para que o candidato seja aprovado.

A prova é composta por 100 questões de múltipla escolha, com cinco opções de resposta. As questões são diretas, objetivas e dificilmente dão margem para a dúvida. Sendo assim, novamente a interpretação entra em cena para pescar bem os detalhes e se certificar da resposta. Assim com a Unifesp, a prova é relativamente previsível pela similaridade de temas.

ICMSP

A prova teórica da ISCMSP é reconhecida pelo seu nível de complexidade. Mesmo que, assim como na Unifesp, os temas se repitam com frequência dentro de cada especialidade, eles são cobrados com um grau muito maior de dificuldade. Então é bom se preparar para usar os neurônios a todo vapor.

São 100 questões de múltipla escolha com 5 alternativas. Os enunciados também são longos, o que deixa a prova cansativa. Sendo assim, é importante treinar em casa não apenas para conhecer a estrutura da prova, mas também para fazer um bom gerenciamento de tempo, porque você terá 4 horas para encaixar toda essa complexidade e tirar uma boa nota.

IAMSPE

No IAMSPE, a prova normalmente tem 100 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas. Entretanto, no último ano, a prova contou com apenas 80 questões e, sendo assim, durou apenas 3 horas e meia, e não 4 horas como de costume. O comunicado da quantidade de questões geralmente é feito no edital, então fique de olho.

Grande parte das questões são bem diretas, mesmo que às vezes o enunciado seja muito grande. Isso porque elas apostam na proposta “sabe ou não sabe”, então não deixam tantas possibilidades para improvisar. Leia com atenção e vá direto ao ponto em sua resposta.

UFRJ

A prova da UFRJ, por sua vez, é composta por 100 questões objetivas, com 5 alternativas, e também tem a duração menor de 3 horas e meia. É fundamental ler bem o enunciado, porque ela conta com algumas pegadinhas ou rodapés de livros, então, mais uma vez, interpretar é o que faz a diferença.

A parte de Clínica Médica, em geral, é tida como a mais puxada. Enquanto as outras são um pouco mais tranquilas, portanto, você já sabe no que focar mais para se sair bem, o que é indispensável para se classificar, já que algumas instituições do processo da UFRJ não contam com prova prática.

E como está a sua preparação?

E aí, está preparado para encarar o desafio da residência médica? Agora que você já conhece as provas parecidas com a Unifesp, está por dentro da estrutura cobrada, pode estudar por questões e direcionar melhor seu foco para os detalhes que realmente farão a diferença em seu desempenho e você entre para o programa que sempre sonhou.Precisa de uma mãozinha a mais? Conheça mais sobre a nossa Mentoria! Por lá, você confere todos os módulos, inclusive um que apresenta um material supercompleto sobre todas as provas semelhantes de mais de 50 instituições. Aproveite!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.