Carregando

Como um estudante de Medicina pode ganhar dinheiro na graduação

A graduação de Medicina é uma fase que demanda muito esforço e concentração do estudante. Estamos falando de um curso que ocupa muitas horas do dia da vida do universitário para o estudo teórico e prático, o que dificulta que o aluno de Medicina se dedique a outras atividades. É fato, também, que esse é um curso que requer diversos materiais que custam caro. Analogamente, a maioria das pessoas que estão estudando Medicina necessitam de auxílio financeiro. Porém, como um estudante de medicina pode ganhar dinheiro na graduação, considerando sua rotina?

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre essa questão tão relevante para os futuros médicos. Confira!

Como é o período de graduação?

A faculdade de Medicina é segmentada em ciclos: básico, clínico e internato. O aluno evolui de acordo com o ciclo. Logo, a intensidade e volume de conteúdo a ser estudado também aumenta. A princípio, no ciclo básico, o estudante deve aprender o longo conteúdo da parte teórica, que explica sobre como funciona o corpo humano em condições fisiológicas.

Depois, no ciclo clínico, o estudante de Medicina aprende como se deve comportar e interagir com o paciente. Nessa fase, o aluno deve se dedicar ao estudo de patologias e enfermidades. O aluno aprende de maneira profunda desde a fisiopatologia até o tratamento das mais diversas doenças. Essa etapa é essencial para que o aluno entenda as diferentes manifestações clínicas de cada doenças e quais são as possibilidades de tratamento.

Por fim, no internato, o aluno passa a maior parte de seu tempo no hospital. Aprendendo tudo na prática. Portanto, não sobra quase tempo para atividades extracurriculares. A dificuldade é muito grande! Principalmente, para o aluno que saiu de sua cidade para fazer faculdade. Nesse caso, além do gasto de tempo, há gastos financeiros extras. Por isso, surge a necessidade de ter uma atividade laboral que ajude a suprir a necessidade financeira.

Como um estudante de Medicina pode ganhar dinheiro?

Ao contrário do que muitas pessoas podem supor, há diversas formas de um estudante de Medicina ganhar dinheiro. Em específico, trabalhos feitos virtualmente. Atualmente, em alguns casos, não é mais necessário sair de sua casa ou se deslocar pra um determinado local para realizar o seu trabalho e desenvolver. Tudo pode ser feito pelo seu computador! Dessa forma, evitando que o universitário perca tempo no trânsito.

Contudo, alguns desses trabalhos exigem que o estudante de Medicina desempenhe funções que fogem completamente da sua área de formação. Eventualmente, tal situação leva o aluno ao aprendizado de informações sobre diversos ramos. Descobrir competências recém-adquiridas proporciona ao estudante de Medicina a expansão de seus conhecimentos gerais que podem ser úteis ao longo da vida.

Obviamente, existem programas estudantis que fornecem um auxílio monetário ao estudante. No entanto, esses são os jeitos mais tradicionais e mais inacessíveis de se receber verba durante o período de graduação. Sem embargo, a finalidade dessa literatura é te mostrar formas descomplicadas de se conseguir aumentar a sua renda mensal. Como por exemplo:

Faça revisão ou formatação de artigos científico

Ao longo da faculdade de Medicina o aluno escreve muitos protocolos científicos, certo? Por isso, é uma ótima ideia trabalhar com revisão ou formatação de artigos científicos. Essa é uma dica que pode ajudar, principalmente, para você que faz iniciação científica. Pois, além de trabalhar, o futuro médico pode treinar e aprender na prática a analisar a qualidade de múltiplos tipos de protocolos científicos.

Geralmente, o estudante de Medicina já está habituado com as normas da ABNT e outras regras que são utilizadas em textos acadêmicos. Ou seja, não é uma função difícil de se realizar porque não desviou do campo de estudo da Medicina.

Fazer revisões e ajudar a formatar trabalhos trará melhorias para a sua escrita e será lucrativo no fim do mês.

Trabalhe no setor privado

Essa dica pode servir mais especificamente para aqueles que estão nos primeiros anos e ainda não estão ocupados com internato e muitos estudos. Nesse caso, o estudante de Medicina pode procurar por vagas de estágio. Por exemplo, em empresas de saúde

A Health Techs é uma grande referência nesse sentido, porque ela oferece várias oportunidades para estudantes de Medicina. No entanto, existem várias outras empresas que precisam de estagiários da área da Medicina.

É importante pesquisar bem a fim de encontrar vagas no setor privado.

Faça alguns freelas de texto

Hoje em dia, na internet, há inúmeros portais e sites de saúde e Medicina que buscam por acadêmicos que saibam sobre o assunto para produzir e publicar textos sobre os variados subtemas da esfera médica. Esses trabalhos são artigos freelancer. Em outras palavras, não há nenhum tipo de vínculo trabalhista formal e pode ser realizado remotamente, no conforto de sua casa ou em qualquer lugar que você esteja.

O aluno de Medicina pode se oferecer por e-mail para fazer artigos como freelancer ou até mesmo enviar o texto já pronto e ver se o site/portal aceita. Freelas são trabalhos flexíveis e que não vão atrapalhar os estudos.

Conhece outras formas úteis sobre como um estudante de Medicina pode ganhar dinheiro?

Bom, você já está informado sobre algumas ótimas dicas de como um estudante de Medicina pode ganhar dinheiro, certo? Mas, se você conhece outras maneiras, não as deixe de lado! É muito importante colocar em prática aquilo que funciona de verdade para você.

É bastante válido, por exemplo, que o seu emprego ou freela encaixe bem com a sua rotina diária de estudos. Afinal, a graduação é a sua prioridade e todo o resto deve ser, preferencialmente, se adequar aos seus estudos.

Em síntese, lembre-se: as dicas de como um estudante de Medicina pode ganhar dinheiro são voltadas para beneficiar o seu caminho na graduação e não o contrário! Exemplificando, busque por empregos que não demandem do seu tempo reservado para o estudo da Medicina.

Já que você está buscando evoluir nos estudos, você pode começar a utilizar as questões do nosso aplicativo para estudar tanto para a graduação quanto para, em algum momento, começar a se preparar para a residência médica de um jeito leve e informatizado. Portanto, baixe o app da Medway agora mesmo! Nele, você vai treinar bastante para ser um craque da Medicina. Aproveite!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.