Carregando

Os 2 hospitais mais concorridos para fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP

Quer fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP, mas ainda não sabe em qual hospital? Então hoje é seu dia de sorte, pois hoje vamos falar tudo sobre as duas únicas opções para quem quer se especializar em Cirurgia Cardiovascular e quer usar a prova de residência médica do SUS-SP para realizar esse sonho!

Só no processo seletivo deste ano (2021), foram 107 inscritos no SUS-SP pra concorrer a uma vaga na residência médica em Cirurgia Cardiovascular. Considerando as 7 vagas oferecidas, a relação candidato/vaga chega a 15,28 – o que tá bem longe de ser moleza, não é?

E se você ainda não está por dentro de como funciona o leilão de vagas do SUS-SP, por meio do qual cada candidato pode escolher a instituição em que vai fazer residência seguindo a ordem de classificação no processo seletivo, fica tranquilo, pois aqui no blog nós já contamos tudo sobre como funciona.

No caso de Cirurgia Cardiovascular, apenas dois hospitais estão com vagas de residência médica esse ano: o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese e Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Boa saber mais sobre eles?

Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, o Dante

Acho que nem temos muito o que justificar sobre por que o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, também conhecido simplesmente como Dante, é tão desejado por quem deseja fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP, não é? Trata-se de um dos mais importantes centros de referência em Cardiologia do Brasil!

Criado em 1954, o Dante teve sua primeira sede na Av. Paulista. Na época, o Dr. Dante Pazzanese foi nomeado diretor, e o hospital tinha o nome apenas de Instituto de Cardiologia. Foi só em 1975 que ele ganhou o nome de Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese — 5 anos depois que o Dr. Dante se aposentou.

Vista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, um dos mais disputados para a residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP
Vista do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Hoje a sede do Dante fica na região do Ibirapuera, em São Paulo, na Av. Dante Pazzanese, 500. A localização é, inclusive, considerada por muitos um ponto positivo do Dante para quem quer fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP — afinal, o que não falta na cidade é transporte levando para a região do Parque do Ibirapuera!

Outro ponto importante do Dante é o vínculo com a Universidade de São Paulo (USP) como Entidade Associada, o que permitiu desenvolver atividades de pós-graduação e possibilitou a verticalização de várias linhas de pesquisa clínica, intervencionista e cirúrgica na capacitação de novos pesquisadores e cientistas no meio médico. Esse vínculo existe desde o início dos anos 90, mas os programas de residência médica em Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular vem de bem antes, de 1959, sendo pioneiro no país!

A qualificação do Dante é reconhecida tanto nacional como internacionalmente, sabia? O instituto se destacou na introdução de várias técnicas diagnósticas e terapêuticas e por uma série de pesquisas pioneiras que resultaram em técnicas importantes que entraram para a história da Cirurgia Cardiovascular.

E se você quer fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no Dante Pazzanese, pode se preparar para ficar pelo menos 10% da sua residência médica atendendo urgências e emergências e 10% em atividades teóricas. Você ainda vai dividir seu tempo entre a unidade de internação, ambulatório, métodos de imagem, laboratório de técnica operatória… mas é claro que na maior parte do seu tempo, pelo menos 50% dele, você vai estar no centro cirúrgico!

Entre os estágios que você vai ter, estão o de métodos diagnósticos não invasivos, hemodinâmica e radiologia intervencionista, ambulatórios de cardiologia adulto e pediátrica, transplante cardíaco, doenças da aorta e diagnóstico e tratamento das arritmias, hemoterapia e muito mais!

Já entre as atividades teóricas que você vai ter, estão aulas, seminários, discussões de casos, análise crítica de trabalhos científicos, sessões anatomo-morfopatológicas, simulações de vários tipos, entre outros.

Ou seja, é uma residência médica que, ao longo dos cinco anos, entrega uma preparação bem completa para que você se torne um excelente cirurgião cardiovascular!

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, a Santa Casa de Santos

Assim como o Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos, ou apenas Santa Casa de Santos, também não deixa nada a desejar em tradição. Estamos falando “apenas” do mais antigo hospital do país, inaugurado em 1543! São quase 478 anos de história. Não é pra qualquer um!

Ao todo, o hospital conta com quase 700 leitos, sendo 100 em UTIs especializadas. Além disso, a Santa Casa de Santos conta com o maior e mais bem equipado Centro Cirúrgico da Baixada Santista. São 25 salas operatórias e 21 leitos para recuperação, além de equipamentos de videocirurgias, microscópios de alta performance, monitores de função cerebral para anestesia, entre outras modernidades.

Fachada da Santa Casa de Santos, outro hospital muito desejado para a residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP
Fachada da Santa Casa de Santos

Além disso, você sabia que, em 2019, a Santa Casa de Santos foi a primeira da região a realizar a crioablação para o tratamento de arritmias cardíacas? Essa técnica, que existe desde 2015, diminui significativamente a possibilidade de danos em outras estruturas do coração.

Se você estiver pronto para fazer as malas e se mudar para a região da Baixada Santista, pode acreditar que a Santa Casa de Santos é uma ótima opção para você que quer fazer residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP!

Já sabe em qual hospital quer fazer sua residência em Cirurgia Cardiovascular no SUS-SP?

Gostou de saber mais sobre os hospitais mais disputados para fazer residência em Dermatologia no SUS-SP? Depois disso já dá pra decidir quais vão ser pelo menos quais são suas primeiras opções, né?

Independente da sua escolha, em todos eles você vai ter uma preparação padrão-ouro para se tornar um cirurgião cardiovascular completo! Já que você está por aqui, aproveite para descobrir também quanto ganha o oftalmologista!

Se você está mirando o processo seletivo do SUS-SP para 2022, aproveita que ainda tem bastante tempo para estudar! A gente tem um Guia Estatístico incrível com os principais assuntos por grande área que caem na prova do SUS-SP.

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.