Carregando

Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem: tudo o que você precisa saber

Que tal conhecer uma das sociedades médicas que abrange nacionalmente os profissionais especialistas em Radiologia e também aqueles que utilizam um dos seus métodos como atividade secundária? Sim, eu estou falando do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem! 

 O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é uma entidade educativa, científica, cultural e social, sem fins lucrativos, que busca reunir os médicos especialistas em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Em conjunto com a AMB (Associação Médica Brasileira), por meio de provas regulares e anuais, concede a titulação de especialista e também oferece certificados de áreas de atuação, reconhecendo sempre a excelência nas atividades de diagnóstico nos métodos de densitometria óssea, doppler esplâncnico, mamografia, neurorradiologia, radiodiagnóstico convencional e especializado, radiologia pediátrica, radiologia intervencionista e angiorradiologia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia geral e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia.

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CRB)

O principal objetivo do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é a representação e a defesa da especialidade por meio da congregação de entidades filiadas em todo o Brasil. Isso para que a atuação seja feita de forma uniformizada, trazendo valor à vida do médico e agregando segurança na sua carreira para que o atendimento de qualidade seja a tônica do processo de formação com a difusão do conhecimento científico e o estímulo ao aperfeiçoamento profissional. 

A entidade foi fundada em 1948 na 1ª Jornada Brasileira de Radiologia, realizada na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Hoje, possui 27 sociedades regionais filiadas em todas as regiões do país e conta com aproximadamente 10 mil médicos especialistas em radiologia associados. E, orgulhosamente, o CBR ostenta a missão de desenvolver cada vez mais a especialidade, que tem se tornado fundamental nos processos de diagnóstico e cura das mais variadas enfermidades. 

Como se associar ao CRB

Se você tem interesse em associar-se ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) basta acessar o site da instituição e, após o preenchimento dos dados solicitados e o envio dos documentos, é só aguardar em média 20 a 30 dias para que a confirmação seja dada. Esse prazo serve para que a análise e a aprovação dos documentos sejam feitas.

Se você ainda é estudante da graduação de Medicina, residente ou aperfeiçoando e quer, desde já, ter acesso à formação continuada de qualidade, eventos, simpósios e treinamentos de atualização e cursos à distância com foco na atualização médico-acadêmica com descontos ou de forma gratuita, também pode se associar. E é claro, isso vai te ajudar e muito no seu desenvolvimento pessoal, crescimento profissional e na rede de contatos com médicos já atuantes na área. 

Já para os médicos com título de especialista concedido ou reconhecido pelo CBR e que exercem com exclusividade um ou mais métodos do Colégio, assim como os médicos coligados que possuem Coligados; ou médicos com certificado de área de atuação concedido ou reconhecido pelo CBR que exercem um dos métodos do Colégio como atividade secundária ou que tenham concluído a residência em Radiologia Ministério MEC/Conselho Nacional de Residência Médica (CNRM) ou curso de aperfeiçoamento em vaga credenciada pelo CBR, há a exigência do pagamento anual de taxas de filiação. 

E se você não for um médico dessa área? Também pode se tornar um afiliado, sabia? Essa é a boa notícia que vem para aqueles que não possuem o título de especialidade ou certificado de área de atuação, concedido e reconhecido pela AMB/CBR, mas ainda assim têm afinidade com quaisquer dessas áreas. Isso sem falar dos médicos que moram em outros países mas que também exercem um dos métodos do CBR e podem se associar ao Colégio Brasileiro de Radiologia como correspondentes. 

O que faz o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

A gente já contou pra vocês que o que move a entidade é a melhoria contínua dos processos que visam difundir os conhecimentos científicos da área, além, é claro, de defender a especialidade por meio dos muitos cursos oferecidos para estimular o aperfeiçoamento do médico e manter o nível de excelência dos métodos e procedimentos de imagem diagnóstica e terapêutica reconhecidos nacionalmente. 

Para isso, quem se associa ao CBR passa, imediatamente, a usufruir dos diversos benefícios que ele oferece. E a gente não está falando apenas de benefícios de caráter científico, de ensino ou de assessoria, não! Há também um clube de benefícios que busca oferecer aos seus associados a melhor experiência na área, por meio de parcerias com grandes empresas, com descontos em produtos e serviços em vários segmentos. 

São inúmeras as vantagens, como: cursos pagos e gratuitos, descontos em entrada de cinemas, academias, lojas de roupas e produtos de beleza, pet shops, alimentação e floriculturas! Sem falar dos ebooks da Elsevier com selo Amirsys, as versões eletrônicas de 19 livros que abordam as diversas subespecialidades radiológicas e escritas por grandes nomes da Radiologia mundial, o Workplace, que é uma ferramenta para compartilhar conhecimentos e fazer novos contatos, e o Programa de Educação Continuada (PEC) com aulas online totalmente gratuitas. Os médicos filiados ao CBR ainda têm descontos na compra de livros (Série CBR e BI-RADS®), em cursos e no Congresso Brasileiro de Radiologia. No site da instituição, você pode conferir todos os benefícios exclusivos e a lista das empresas parceiras.

Eventos 

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem busca sempre oportunizar melhorias e crescimento profissional aos seus médicos filiados, por isso oferta eventos nacionais e regionais para que essa experiência seja cada vez mais proveitosa. Dá só uma olhada no que tem por aí: em outubro, totalmente online, haverá o CBR21 – 50ª Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e o SIG – Neurorradiologia – Connecta Brasil 2021 e, presencialmente, o 24º Congresso da Sobrice – Sobrice 2021 que é o maior congresso da especialidade na América Latina! E pra quem já busca logo uma oportunidade internacional, em Paris vai rolar a Jornada Francesa de Radiologia 2021 de forma híbrida: parte online e parte presencial. 

Já em novembro, acontece a segunda fase da prova de Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. 

Publicações

O CBR promove, ainda, dezenas de campanhas públicas veiculadas em diversos contextos sociais, que buscam valorizar o médico clínico, não só nas grandes capitais do país, mas também nas cidades do interior. 

E pra que gosta mesmo das publicações na área, o Colégio Brasileiro de Radiologia, que prioriza sempre capacitar e atualizar os profissionais atuantes nessa especialidade e também difundir os avanços tecnológicos do mercado de equipamentos e produtos médicos, disponibiliza aos seus associados um informativo mensal, chamado Boletim do CBR, com circulação nacional e com uma tiragem de aproximadamente 10 mil exemplares. 

Título de especialista no Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

As informações sobre como obter o título de especialista no Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem junto com a Associação Médica Brasileira (AMB) para 2021 já estão disponíveis aqui, juntamente com a lista de todos os pré-requisitos, procedimentos e formas de preenchimento da ficha de inscrição, além da explicação detalhada de como deve ser o envio dos documentos exigidos para você conseguir a sua titulação. 

É importante lembrar também, moçada, que pra isso, tem que ter finalizado a residência médica na área conforme define o Art. 4º da Resolução do CFM Nº 1634 de 2002: “O médico só pode declarar vinculação com especialidade ou área de atuação quando possuidor do título ou certificado a ele correspondente, devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina”. Então, concluiu a residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, é só correr para o site da instituição e obter o título de especialista e a boa notícia é que as provas acontecem todo semestre! A outra possibilidade é comprovar um período de experiência na área, mas pra esse detalhe você deve conferir o edital correspondente à prova que deseja fazer, beleza?

A Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Quer saber mais sobre como é a residência nesta especialidade? Vamos te contar tudo! A residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem tem duração de 3 anos e tem a vantagem de ser de acesso direto. Ela é uma fase de estudos que busca basicamente proporcionar ao médico, o treinamento em serviço. Por isso espere muita mão na massa e acesso à tecnologia de ponta pra realizar exames de ultrassonografia e aprendendo a interpretar os exames de raio-X do tórax e do sistema musculoesquelético, além dos exames de raio-X contrastado e de todo aprendizado ultrassonográfico com o método Doppler e angiotomografia computadorizada. Pra quem quer saber mais, temos um artigo que conta tudo sobre essa especialidade

E fica ligado porque a gente já falou aqui no blog da Medway sobre as instituições mais buscadas de SP para a residência em Radiologia e, pra te dar uma noção melhor ainda de como as coisas funcionam por dentro delas, entrevistamos residentes da USP-SP, USP-RP, Unifesp e Unicamp. Basta clicar nos links para conferir os conteúdos! 

E aí, gostou de saber mais sobre o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem? 

Então, é chegada a hora de se preparar para as provas de residência! Inscreva-se em um dos cursos Extensivos da Medway e tenha acesso a videoaulas com os temas que você realmente precisa saber para ingressar nas principais instituições do país, além de um app com milhares de questões comentadas! São várias opções de curso de acordo com o seu momento de formação, dá uma olhada!

Mas o que você quer é mais conteúdo? De graça? Claro que temos! Dá só uma olhada na Academia Medway. Lá você vai encontrar centenas de conteúdos completamente gratuitos que vão te ajudar a entender melhor como são as provas das principais instituições. Venha para o único lugar possível: bora pra cima! 

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.