Quem não curte assistir a uma série e ler um bom livro, não é mesmo? Especialmente para nos distrair um pouco da rotina pesada de estudos. Uma favorita dos estudantes de Medicina é Grey’s Anatomy, que mostra um pouco do dia a dia dos médicos.
No entanto, você já parou para pensar se a realidade mostrada em Grey ‘s Anatomy realmente condiz com que um médico passa em sua rotina?
Por isso, neste artigo, vamos falar sobre as semelhanças e diferenças entre a série Grey ‘s Anatomy e a realidade. Para saber um pouco mais sobre esse assunto, pegue a pipoca e boa leitura!
Grey ‘s Anatomy é uma série da ABC (American Broadcasting Company) que está no ar desde 2005. Sua longevidade atesta o sucesso: são mais de 17 anos de telespectadores interessados em saber a rotina de um grupo de médicos do Hospital Grace Mercy West.
Se você é um telespectador assíduo ou apenas assiste à série de vez em quando, confira algumas das semelhanças e diferenças entre Grey’s e a realidade do Brasil!
Vamos começar com o mais básico: o curso de Medicina. Nos EUA, o curso é diferente. Apenas esse primeiro fator já diz muito a respeito do andamento das coisas na realidade da série e do Brasil.
Você sabia que, nos Estados Unidos, Medicina é um curso de pós-graduação? Exatamente! Vamos te explicar: para fazer a candidatura, o aluno deve ter uma graduação prévia. Não há exigência de que curso o estudante deve ser graduado para entrar no processo seletivo. Entretanto, é preciso cumprir determinadas disciplinas obrigatórias para isso, que são chamadas de Pre Med.
Em sua maioria, quem decide concorrer para o curso de medicina nos Estados Unidos são os alunos que se graduaram em algum curso da área de Ciências Biológicas. Após ser admitido em uma Med School, o aluno passa por quatro anos de Medicina e pode, então, iniciar a etapa de residência médica.
Da mesma forma como no Brasil, o curso de Medicina nos Estados Unidos é muito concorrido, e apenas os melhores de cada universidade costumam entrar. Há poucas bolsas de estudo, e a maioria costuma ser apenas para estudantes nativos. Na maioria das vezes, o curso pode custar até 80 mil dólares por ano.
Seguindo, vamos falar sobre o internato e a residência médica, que também é algo diferente do conceito que conhecemos. Nos Estados Unidos, o internato, chamado de intern é como se fosse a residência obrigatória do curso de medicina.
Não há como ser médico nos Estados Unidos sem ter este tipo de residência, que não está incluso no valor da universidade.
A residência médica, no entanto, é conseguida por meio do USMLE (United States Medical Licensing Examination), em português “Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos”. Ela dura de 3 a 7 anos e é um pouco diferente, equivalendo a um PhD para os estadunidenses.
Grey ‘s Anatomy é uma série interessante em vários aspectos, desde mostrar a rotina dos médicos interagindo com os colegas e pacientes até fazendo diversas tarefas da profissão. Você já parou para pensar se os momentos de pesquisa da série condizem com o mundo real?
A pesquisa em medicina é muito menos interessante e dinâmica do que se mostra na série. Na realidade, a pesquisa consiste em sentar-se em uma cadeira e rever diversos prontuários, com o objetivo de chegar a novas respostas e soluções.
Na série, no entanto, seria inviável mostrar um episódio inteiro do personagem apenas estudando. Por isso, são incorporados elementos em 3D e outros, o que remete a uma “pesquisa” mais dinâmica para quem assiste.
Por fim, um assunto que aparece muito na série são os romances, ou seja, os love affairs. Afinal de contas, será que no Brasil isso também acontece? Em geral, temos que falar que os romances dentro do hospital não acontecem muito, efetivamente, tanto quanto são mostrados na série em questão.
O que existe, na realidade brasileira, são salas com beliche para que os plantonistas descansem por um curto período, até que sejam acionados ou que algum paciente precise deles.
Na maioria das vezes, as salas estão separadas por gênero, tornando um pouco mais difícil a ocorrência de affairs nas dependências do hospital. Apesar de um médico ter diversos amigos da equipe do hospital, por conta da convivência (e da convergência de horários e interesses), os love affairs não são tão comuns de ocorrer dentro da área hospitalar em si.
Viu só como o dia a dia de um profissional difere do que é mostrado em uma produção de Hollywood? Apesar de ter um tema central, Grey’s Anatomy ainda é uma série que precisa levar entretenimento. Além de se basear na realidade Estadunidense, muitas situações são dramatizadas.
Esperamos que você tenha gostado do post. Nos momentos em que você não está se distraindo com uma boa série, não se esqueça de que a Medway está do seu lado nos estudos! Por isso, te apresentamos o nosso app e o Intensivo 2022.
O app da Medway é a solução para que você estude de qualquer lugar, mas com toda a qualidade que você já conhece nos conteúdos da Medway.
Com o aplicativo, você vai ter mais de 10 mil questões comentadas em uma só plataforma, com os nossos professores te dando as dicas valiosas para um estudo ativo.
Além disso, veja outros benefícios do app:
Pra cima!
Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina. Siga no Instagram: @jodamedway