Carregando

Residência médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo pelo SUS-SP

Fala, pessoal! Hoje vamos falar da residência médica no Hospital das Clínicas Luzia De Pinho Melo pelo SUS-SP. Escolhemos esse tema porque temos ciência de que, se você vem se preparando para as provas da residência médica do SUS-SP, é claro que está de olho nas melhores instituições que participam do processo, pois, afinal de contas, são cerca de 50 entidades envolvidas.

Para muitos candidatos, o lugar dos sonhos é o já mencionado Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que se destaca, atualmente, pela excelência no atendimento de média e alta complexidade para os moradores dos municípios da região do Alto Tietê – Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano -, sendo também referência em Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, e Ortopedia para a população dessa região. 

Então, bora lá saber como é a Residência Médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo pelo SUS – SP? 

História 

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi inaugurado em 1991, e é administrado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) desde 2004. A SPDM implementou um modelo de gestão, políticas e ferramentas de planejamento, controles e novos fluxos a fim de garantir a melhoria dos processos e serviços. Com isso, a instituição recebeu em 2006 a certificação de acreditado nível 3 da ONA – Organização Nacional de Acreditação (ONA), com recertificação em 2008, o que lhe confere garantia na qualidade de assistência à saúde e de gestão.

Também foi concedido, em 2007, ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, o Prêmio Ideia Saudável, pelo trabalho e resultados obtidos no “Acolhimento com Classificação de Risco”. E também o Prêmio Amigo do Meio Ambiente, concedido em 2008, por conta do trabalho de conscientização e preservação do meio ambiente.

A SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, fundada em 1933 e que é considerada uma das maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil, é responsável pelo gerenciamento do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e também de outros serviços e organizações de saúde de diversas instituições públicas, através de convênios ou contratos de gestão, participando de projetos de saúde de todos os níveis.

Ela desenvolve, ao longo de sua existência, dezenas de atividades direta e indiretamente relacionadas à saúde em muitas cidades do País, destacando-se o projeto Parque Nacional do Xingu, em diversas regiões do Amazonas e do Nordeste brasileiro. Sua unidade pioneira é o Hospital São Paulo – Hospital Universitário da UNIFESP.

Números e estrutura 

  • 11  municípios atendidos na região do Alto-Tietê: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano;
  • Cerca de 2,5 milhões de pessoas atendidas;
  • Referência em Neurocirurgia, Cirurgia Vascular, Ortopedia e Oncologia;
  • Atendimento gratuito – 100% SUS;
  • 5% dos funcionários fazem parte do projeto “Colaborador Eficiente” que contrata profissionais de diversas áreas com algum tipo de deficiência; 
  • Pronto-Socorro 24h; 
  • 3 unidades de Terapia Intensiva: UTI do Pronto-Socorro (unidade de suporte a UTI Adulto), UTI Pediátrica e UTI Adulto; 
  • Leitos clínicos, cirúrgicos, pediátricos, psiquiatria, centro cirúrgico, serviço de Oncologia e Quimioterapia, Pronto-Socorro e Ambulatório de Especialidades, além de uma Unidade de Cirurgia Ambulatorial. 

Residência no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo pelo SUS-SP

O processo seletivo para as vagas de residência médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo em Mogi das Cruzes é realizado pelo SUS-SP. O hospital está localizado a 40km do Aeroporto de Guarulhos e a 60km de São Paulo e por isso costuma ser bastante requisitado, por conta da proximidade com a capital. 

Atualmente, a residência médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo oferece  32 vagas em 10 especialidades e anos adicionais.

O processo seletivo do SUS-SP 

O concurso de admissão à residência médica do SUS-SP é considerado hoje em dia, um dos maiores concursos de residência médica do Brasil tanto no que diz respeito à quantidade de vagas oferecidas quanto ao número de candidatos que se inscrevem. São participantes, 50 diferentes instituições de ensino médico de todo o estado de São Paulo, que disponibilizam vagas anualmente para o certame.

Só pra você ter uma ideia, no último processo seletivo que deu acessos aos novos residentes em 2020, foram 786 vagas, incluindo 545 vagas de especialidades de acesso direto.

A organização do processo seletivo é de responsabilidade da Fundação Vunesp, que se encarrega da elaboração e aplicação das provas. Mas pensar apenas na aprovação não é a melhor estratégia para as seletivas do SUS-SP, porque a classificação importa, já que a escolha da instituição só vai acontecer no momento do leilão do SUS. Vamos te explicar tudo, tá bom? 

Como é a prova 

Se você quer detalhes, a gente dá! E todos os detalhes do edital de acesso ao processo de 2021 do SUS-SP estão aqui e a gente sugere que você confira o que destacamos sobre as informações da prova.

Confira uma imagem ilustrativa associada ao tema da residência médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo!
Saiba mais acerca do processo seletivo do SUS-SP

E apesar do grande número de vagas ofertadas, você precisa estar ciente de uma coisa: a disputa é bem grande e a concorrência também, principalmente para algumas instituições que são consideradas centros de referência. É por isso que você precisa se preparar com foco e qualidade pra sair na frente! 

O processo seletivo para a residência do SUS de São Paulo para especialidades com acesso direto é realizado em uma única etapa com uma prova objetiva de 100 questões. Pra ficar por dentro de como é, dá uma olhada nos conteúdos que temos sobre a prova de residência médica do SUS-SP direto ao ponto!

Vagas oferecidas pelo programa de residência médica no Hospital das Clínicas Luzia De Pinho Melo e a concorrência por especialidade em 2021

Pra quem já está pensando em fazer residência médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, vem com a gente saber tudo sobre esse processo seletivo e dar o seu primeiro passo em direção à realização do seu grande sonho. E que tal começar pelas vagas que a instituição ofereceu em cada especialidade de acesso direto para os processos seletivos de 2021? 

EspecialidadeVagas
Clínica Médica5
Pré-requisito em área Cirúrgica Básica6
Anestesiologia 7
Ortopedia e Traumatologia5
Oftalmologia2
Psiquiatria 2
Cirurgia Vascular 1
Cirurgia Torácica 1
Medicina Intensiva 2
Medicina Intensiva Pediátrica 1

Para iniciar seus estudos com qualidade, dá só uma olhada no Guia Estatístico gratuito com os 5 focos mais importantes e que mais caem na prova de residência médica do SUS-SP com base em uma análise que fizemos das provas dos últimos seis anos. E pra saber como foi a disputa no último ano, esse artigo aqui que fizemos sobre a concorrência da residência médica no SUS-SP 2021 por especialidade. Perde tempo não, moçada! Corre pra lá!

Leilão de vagas do SUS-SP 

Você deve estar curioso pra saber como funciona essa questão da escolha de instituições por meio de um leilão, né? No SUS – SP é desse jeito e você precisa se preparar pra isso e sair na frente! A escolha do hospital que vai cursar a residência médica está diretamente ligada à classificação do candidato.

Funciona assim: tudo vai depender diretamente do seu desempenho nas provas: aqueles  mais bem classificados e que ocupam os primeiros lugares em cada especialidade, lá no topo da lista, podem escolher primeiro em quais das 50 instituições participantes desejam ingressar. É como se fosse um “leilão” e quanto maior a nota final, maiores as opções de locais disponíveis para escolher e essa escolha depende da ordem de classificação em cada especialidade. 

Que tal saber mais sobre outros dois locais super disputados para fazer a residência do SUS de São Paulo: o Hospital Santa Marcelina e o Centro Universitário Padre Albino

E aí, curtiu? Gostou de saber mais sobre a Residência Médica no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo SUS-SP?

Se curtiu e quer se preparar com qualidade, foco e eficiência, é com a gente que você pode contar nessa missão! Você já viu que a oferta de vagas é grande e que a concorrência vem com tudo! Pra você mandar muito bem nessa prova, vai ter que estudar do jeito certo e com direcionamento — e é justamente nisso que os nossos cursos Extensivos vão poder te ajudar!

Ah, e agora eu tenho um convite pra você, que quer ter uma preparação incrível para as provas de residência médica do próximo ano! O Extensivo São Paulo, como você já deve ter ouvido falar, tem ajudado muitos alunos na conquista da tão desejada vaga na instituição dos sonhos. Então, a nossa equipe decidiu dar de presente 7 dias de teste grátis para você aproveitar todos os benefícios que o nosso extensivo oferece! É isso mesmo: são 7 dias totalmente gratuitos para aprimorar os seus estudos e aumentar as suas chances! Não vai perder, hein? Inscreva-se clicando aqui!

Quer mais conteúdos gratuitos sobre as residências médicas? Então é na Academia Medway que você vai encontrar tudo o que você precisa saber! 

Bora pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.