Edital de residência médica da SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) 2021: tudo que você precisa saber

Já falamos aqui no blog dos editais de instituições como Famerp, USP-SP, Unifesp, Unicamp, Santa Casa, Einstein, Unesp, FAMEMA, Sírio-Libanês, USP-RP e IAMSPE, mas ainda não acabou! Hoje vamos te contar tudinho sobre o edital de residência médica da SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo/SP) 2021. Essa é uma residência médica do SUS que ocorre na rede municipal de São Paulo/SP, por isso também é conhecida como Suzinho. Bora lá?

Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) de São Paulo, uma das instituições do SUS mencionadas no edital da residência médica da SMS-SP (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo).
Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM) de São Paulo, uma das instituições mencionadas no edital da residência da SMS-SP

Se você já conhece essa prova, não precisa se preocupar com grandes mudanças, já que o processo seletivo não sofreu modificações, como rolou com outras instituições. Para conquistar a residência dos seus sonhos no Suzinho, vai ter que passar por apenas uma fase com prova de múltipla escolha.

A gente vai explicar os principais pontos do edital por aqui, mas isso não dispensa uma boa leitura, ok? Já deixa na mão o edital de residência médica da SMS-SP 2021 e vem descobrir os próximos passos para ser residente na Secretaria Municipal de Saúde em São Paulo!

Inscrições para a residência médica da SMS-SP 2021, de acordo com o edital

  • Quando: Até 7 de janeiro de 2021, com encerramento às 23h59
  • Taxa de inscrição: R$ 90,00

Se liga: as inscrições estão abertas e ocorrem somente pela internet, por meio da página de acompanhamento da seleção, que é o site do www.iades.com.br, o Instituto Americano de Desenvolvimento. Logo depois de se inscrever, já aproveita para pagar a taxa, uma vez que o processo de inscrição só é finalizado depois do pagamento. O boleto pode ser pago até o dia 8 de janeiro, mas não marca bobeira, tá? É um detalhe que parece pequeno, mas pode ser determinante na sua inscrição! 

Como em anos anteriores, é no ato da inscrição que o candidato escolhe a especialidade em que deseja concorrer. Pensa com carinho no que vai selecionar, pois depois não dá pra mudar, hein? É também nesse momento que você precisa sinalizar se tem alguma deficiência, se precisa de isenção na inscrição, se deseja concorrer às vagas destinadas a negros ou se deseja utilizar nome social. 

Vagas das especialidades de acesso direto

Dá uma olhada aqui embaixo nas vagas previstas para cada especialidade e já vai pensando no que vai escolher: 

Programa DuraçãoVagas previstas
Anestesiologia 3 anos 4
Área Cirúrgica Básica2 anos29
Cirurgia Geral3 anos
Clínica Médica2 anos84
Dermatologia3 anos4
Ginecologia e Obstetrícia3 anos54
Medicina de família e comunidade2 anos50
Neurocirurgia5 anos1
Ortopedia e traumatologia3 anos28
Otorrinolaringologia3 anos2
Pediatria3 anos58
Psiquiatria3 anos16

Prova de residência médica da SMS-SP 2021: o que muda?

Nada muda na prova desse ano, segundo o edital de residência médica do Suzinho 2021. Prepare-se para um processo de etapa única: uma prova de caráter eliminatório e classificatório, com 50 questões de múltipla escolha contemplando as 5 grandes áreas (Clínica Médica, Cirurgia Geral/Cirurgia Básica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, e Medicina Preventiva e Social).

Fase única: prova escrita objetiva

  • Quando: 24 de janeiro de 2021

  • Onde: Local a ser divulgado em 15 de janeiro de 2021

  • Duração: 3 horas

Nem o local nem o horário da prova foram divulgados pelo edital, por isso é importante ficar de olho no site do IADES, que é onde essas informações serão publicadas a partir do dia 15 de janeiro. 

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 50% das questões, tendo ao menos um acerto em cada disciplina. Já a classificação acontece por especialidade, das maiores notas para as menores. O jeito é lutar por uma nota alta, já que ela vai definir a classificação e a escolha da instituição da residência, conforme vamos explicar logo logo. 

Os resultados oficiais saem no Diário Oficial da Cidade de São Paulo e também no site do IADES, sem previsão de data ainda. 

Leilão de vagas 

Muita gente já conhece como funciona o leilão de vagas no SUS-SP, inclusive explicamos sobre ele aqui no blog. O que você precisa saber é que o processo da residência médica no SUS pela Secretaria Municipal de São Paulo é bem parecido. Na prática, os candidatos com as melhores classificações podem escolher as instituições onde querem cursar a residência.

As datas e horários para a escolha de vagas ainda não foram definidas, mas todos que forem convocados vão ter comparecer pessoalmente a um anfiteatro, onde assinam uma lista de presença. Depois de escolherem, os aprovados já realizam a matrícula no mesmo dia – depois disso não dá mais pra voltar atrás, hein? Não comparecer nessa convocação significa desistência da seleção, então não dorme no ponto!

Ficou curioso pensando em qual instituição você poderia atuar? A gente te conta quais são as instituições do edital desse ano! 

Instituições participantes do leilão, segundo o edital de residência médica da SMS-SP 2021

De acordo com o edital, haverá vagas em 12 hospitais municipais de São Paulo:

Atenção aos protocolos de segurança para a prova!

Não tem como ignorar que a Pandemia de COVID-19 também traz mudanças para as provas de residência. É por isso que o edital de residência médica da SMS-SP 2021 tem um capítulo especial só sobre medidas de prevenção. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção facial – e, para garantir que ninguém fique sem, o próprio IADES vai distribuir máscaras. 

Além de espalhar frascos de álcool gel pelo local e garantir uma higienização constante das áreas mais tocadas, como maçanetas, a organização da prova vai estabelecer horários de entrada diferenciados por coordenação, organizando os candidatos por filas que vão respeitar o distanciamento social. Nas salas, a distância entre cada candidato será de 1 metro e aqueles que apresentarem febre ou sintomas de gripe/resfriado deverão realizar avaliação médica com uma equipe no local. 

E aí, tá preparado? 

Se você deseja fazer residência médica no SUS pela Secretaria Municipal de São Paulo, provavelmente já se enfiou nos estudos. E, se você não está seguro, a gente garante: ainda dá tempo de melhorar seus resultados! O importante é ter direcionamento nessa fase decisiva para que você conquiste não só uma vaga, mas a classificação ideal pra ter opções de sobra na hora de escolher o hospital onde vai atuar. Vem com a Medway!

Pra te ajudar, nós reabrimos as vagas do Intensivo São Paulo, um curso com provas de residência médica comentadas dos últimos cinco anos, aulas direcionadas e guias estatísticos das principais instituições de São Paulo. Bora conseguir essa aprovação? Inscreva-se agora mesmo!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.