Carregando

Os 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Radiologia no SUS-SP

2021 já começou e, com ele, também recomeça a jornada para a residência médica! É uma nova oportunidade de fazer escolhas e usar métodos diferentes para alcançar o seu sonho de R1, que não dá pra desperdiçar! Por falar em escolhas, você já sabe qual especialidade fazer ou onde vai cursar sua residência? Se não sabe, relaxa: é bem normal! Porém, se você já é familiarizado com nosso blog, deu uma pesquisada nas instituições mais buscadas para se fazer a residência em Radiologia e resolveu que a residência em Radiologia no SUS-SP é seu lugar, então é hora de pensar em outra coisa: qual instituição priorizar no leilão de vagas?

A boa notícia é que o leilão de vagas, para essa especialidade, é relativamente mais tranquilo! O leilão é baseado na classificação dos candidatos, e nesta edição do processo seletivo foram oferecidas 47 vagas, cada uma delas concorrida por cerca de 7,4 candidatos. Já pensando na sua aprovação, hoje vamos falar dos principais hospitais para essa especialização no SUS-SP. 

Bora lá conhecer um pouco mais dos 3 hospitais mais concorridos para fazer residência em Radiologia no SUS-SP?

AC Camargo

Um hospital que se destaca pela tradição e pela trajetória grandiosa no combate ao câncer, o AC Camargo é um hospital oncológico localizado no bairro da Liberdade, zona central de São Paulo. É especializado no diagnóstico, tratamento e pesquisa de câncer em humanos, se sobressaindo como um dos principais do estado. 

O AC Camargo se configura como um dos principais hospitais quando o assunto é a residência em Radiologia no SUS-SP

Com capacidade de atender um considerável volume de casos, o AC Camargo foi fundado em 1953, e chega a seus 68 anos de existência com oito unidades que, juntas, somam 161 consultórios, 67 salas de infusão, 43 salas de exames diagnósticos e 18 salas cirúrgicas de pequena e média complexidade, além de dois complexos de radioterapia com equipamentos de última geração. Desde 2017 estão sendo investidos R$ 360 milhões na estratégia de reorganização da rede e expansão das novas unidades ambulatoriais; ou seja, o desenvolvimento só tende a crescer!

Tudo isso faz com que o AC Camargo seja uma das principais opções para quem quer fazer residência em Radiologia no SUS-SP! E fica tudo a fácil alcance, considerando a localização da instituição, no coração da cidade de São Paulo!

Hospital de Amor/Hospital de Câncer de Barretos

Fundado em março de 1962 sob o nome de Hospital de Câncer de Barretos e renomeado, mais tarde, como Hospital de Amor, essa é mais uma opção muito cogitada por quem busca a residência em Radiologia no SUS-SP. 

Além de oferecer uma vivência prática muito enriquecedora para os residentes, o Hospital de Barretos é uma instituição reconhecida no Brasil e no mundo como referência na atuação do campo da oncologia, com elevados padrões de qualidade e de humanização no atendimento. Foi eleito em pesquisa popular o melhor hospital conveniado ao SUS do Estado de São Paulo, com 97,2% de aprovação em categorias como serviço, infraestrutura, limpeza e qualidade do atendimento!

O Hospital de Barretos, outra ótima opção para quem deseja a residência em Radiologia no SUS-SP

E por falar em infraestrutura: com uma média de 4.100 atendimentos a pacientes por dia e mais de 400 médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva, o Hospital de Amor é o hospital que mais atende casos de câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil em 18 especialidades.

Possui um complexo que realiza 1,2 milhão de atendimentos por ano. São 134.000 metros quadrados de área construída nas cidades com unidades. Conta também com 11 unidades móveis — carretas equipadas com mamógrafos. É mantido, em grande parte, com doações da sociedade por meio de comunidades que fazem doações, leilões ou por organizações, pra você ter uma ideia de como é uma instituição querida pelos paulistas!

No entanto, nem tudo são flores e, diferentemente do AC Camargo, que para muita gente é bem pertinho, o Hospital de Barretos fica em — pasmem — Barretos! Mas se você tem a possibilidade de se mudar para a zona norte do estado, é uma ótima opção!

Hospital Santa Marcelina

Para quem acompanha essa série de textos, esse nome talvez já fosse aguardado! Afinal, tá todo mundo ciente da importância do Hospital Santa Marcelina, né? Contudo, se você não está tão familiarizado assim, relaxa que a gente explica!

O Hospital Santa Marcelina, além de ser um dos mais tradicionais entre os do processo seletivo do SUS-SP — já são quase 60 anos de atuação —, oferece uma variedade de experiências para os residentes. E não por acaso, ele também é um dos hospitais mais concorridos em outras especialidades também, como Clínica Médica, Otorrino, GO e Neurologia!

Hospital Santa Marcelina, um dos mais concorridos para se fazer a residência em Radiologia no SUS-SP

Em termos de tamanho e estrutura tecnológica, o Santa Marcelina também é destaque. Se sobressai como o principal hospital da zona leste que atende o SUS, com mais de 2 milhões de atendimentos realizados de janeiro a agosto de 2020. Muita coisa, né?

E mais: o Hospital Santa Marcelina oferece uma formação completa, em função da proximidade grande a residentes de outras especialidades clínicas. Ou seja: você pega mão e aprende muito, tanto na parte prática quanto na parte teórica e acadêmica.

Vale lembrar que a localização do Hospital Santa Marcelina pode ser problema para alguns candidatos à residência em Radiologia no SUS-SP. Nem todo mundo está disposto a encarar a distância ou o tempo de locomoção de Itaquera para o centro e outras regiões importantes da capital, né? Pese esses fatores na hora da sua escolha!

Bônus: Hospital Heliópolis + Hospital do Mandaqui

Hospital Heliópolis

Sempre vale a pena mencionar o Hospital Heliópolis! Outro nome que já acumula muita história, passando dos 50 anos de atuação, tem também um dos programas de residência mais concorridos em Clínica Médica do SUS-SP. 

Com uma estrutura muito completa e diversos recursos tecnológicos, o Hospital Heliópolis é um dos gigantes da Zona Sul de São Paulo, recebendo também pacientes de cidades próximas, já que fica próximo à região do ABC Paulista. Ou seja, atendimento é o que não falta, né? 

Mensalmente, são realizados cerca de 12 mil atendimentos por lá. Além disso, o hospital possui 330 leitos disponíveis. Com essa estrutura, não tem erro: você vai pegar muita mão de tudo quanto é procedimento!

Apesar de a distância também poder ser um empecilho dependendo de onde você mora, o Hospital Heliópolis tem uma vizinhança de alta qualidade, que pode ser levada em consideração se você pensa em trocar ou buscar uma nova moradia. São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo são três ótimas opções, se apresentando como regiões de elevado IDH e custos mais em conta do que em certas regiões da capital!

Hospital do Mandaqui

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, mais conhecido somente como Hospital do Mandaqui, é nosso último destaque! Isso se deve não apenas à sua tradição — já são admiráveis 82 anos de atuação —, mas também pela sua estrutura: são cerca de 450 leitos, além de 11 mil atendimentos por mês no PS e 12 mil no ambulatório.

Tudo isso leva o Hospital do Mandaqui a ser considerado um dos destaques da Zona Norte de São Paulo, não só para a residência em Radiologia no SUS-SP, mas também para as de Clínica Médica, GO e Neurocirurgia, também.

Claro que a gente não tá aqui pra fazer publicidade, então vale ressaltar os pontos que podem pesar na escolha de vocês, certo? A carga horária é bem puxada, especialmente nos primeiros semestres, muitas vezes ocupando praticamente o dia inteiro. Vai de cada um julgar se consegue conciliar essa rotina agitada com as outras tarefas do dia a dia, até porque muita gente trabalha para manter a renda. 

Mas se você é daqueles que veem tudo isso como só mais um obstáculo, então vai que é sua!

Ficou mais fácil decidir onde fazer residência em Radiologia no SUS-SP?

Gostou de saber mais sobre os hospitais mais disputados para fazer residência em Radiologia no SUS-SP? Agora é hora de pesar os prós e contras para chegar decidido no leilão do SUS-SP quando for sua vez! Aproveita pra saber quanto ganha um radiologista no Brasil!

Como você sabe, a prova de residência médica do SUS-SP tem apenas uma fase, composta de uma prova teórica objetiva de múltipla escolha. Ou seja, você só vai ter uma chance de mostrar a que veio, então não dá pra ficar perdendo tempo nessa reta final estudando o que não vai cair, hein? Baixe o nosso Guia Estatístico gratuito e descubra quais são os 6 focos mais cobrados em cada grande área!

E quer mais uma dica? Conheça nosso Extensivo São Paulo e comece a se preparar! O Extensivo São Paulo é o nosso curso que vai te preparar para ser aprovado nas principais instituições de SP ao longo de um ano, com videoaulas ao vivo, um app com milhares de questões comentadas, simulados e guias estatísticos por instituição. Inscreva-se já AQUI e garanta sua vaga na residência médica dos seus sonhos! Pra cima!

Até a próxima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoãoVitor

João Vitor

Capixaba, nascido em 90. Graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e com formação em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP) e Administração em Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Apaixonado por aprender e ensinar.