Carregando

Uma homenagem da Medway ao Dia do Cirurgião Geral

O Dia do Cirurgião Geral é comemorado no dia 30 de julho. Esse dia foi escolhido para homenagear os cirurgiões gerais do país porque é o mesmo dia de fundação do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que ocorreu em 1929.

A atuação em Cirurgia Geral não é apenas uma carreira em si, mas também uma parte da vida profissional de diversos médicos que pretendem se especializar em outras áreas. Uma especialidade tão importante assim não poderia deixar de ter um dia de homenagem.

Além da homenagem oficial da Federação Médica Brasileira (FMB), a Medway não fica de fora. A seguir, vamos fazer um apanhado geral de vários textos do nosso blog relacionados à Cirurgia Geral. Quer saber mais sobre a residência, a atuação do profissional, os hospitais mais concorridos e muito mais? Leia a homenagem da Medway ao Dia do Cirurgião Geral!

Uma homenagem da Medway ao Dia do Cirurgião Geral
Feliz Dia do Cirurgião Geral!

Agora, fiquem com a nossa homenagem ao dia do Cirurgião Geral

Agora que você já sabe por que o dia 30/07 foi escolhido como Dia do Cirurgião Geral, a seguir, veja a nossa homenagem para este profissional tão importante da Medicina!

O que é Cirurgia Geral: saiba tudo sobre essa especialidade

A grande maioria das cirurgias pode ser tratada por um médico cirurgião geral. Essa especialidade serve, além disso, como pré-requisito para diversas outras (são mais de 50 possibilidades). Sobre isso, falamos em nosso texto que detalha a especialidade de Cirurgia Geral.

O que é Cirurgia Geral, qual é a atuação do profissional, quais são as características necessárias a um cirurgião? Essas e outras respostas sobre a rotina e o mercado de trabalho da especialidade em questão estão prontinhas para você em nosso post.

Além disso, vamos apresentar mais detalhes sobre a residência médica em Cirurgia Geral. Está pensando em se especializar? Quer passar para alguma residência que tem Cirurgia Geral como pré-requisito? Podemos te ajudar!

Quais são os tipos de Cirurgia Geral?

Seguindo em nosso especial do Dia do Cirurgião Geral, a especialidade mencionada não apenas encanta os alunos, mas também atrai diversas pessoas que têm outros caminhos em mente. A Cirurgia Geral se divide em diversos tipos.

Temos um conteúdo específico sobre esse assunto. Nele, discorremos exaustivamente e em detalhes sobre o que é a especialidade de Cirurgia Geral. Está em dúvida sobre que área seguir? Leia o nosso texto e veja mais sobre a atuação do cirurgião geral em cada um dos tipos.

Além disso, elencamos algumas das principais cirurgias feitas pelo médico cirurgião geral. Se você já tem um pouco de afinidade com o assunto e pretende fazer provas para a área, essa leitura vai ser o máximo para você!

As instituições mais buscadas para fazer residência em Cirurgia Geral em SP

Cirurgia Geral é uma das especialidades com o maior índice de concorrência. É isso mesmo. A residência na área é uma das mais populares do Brasil. Se você busca se especializar nessa área em São Paulo, um assunto de extrema importância é a residência médica. E residência é com a Medway!

Nesse conteúdo em específico, mostramos quais são as instituições mais procuradas para fazer residência em Cirurgia Geral em SP. Para escolher com qualidade e dados concretos, estamos aqui a seu resgate!

Os editais de cada instituição, número de vagas oferecidas, sem falar naquilo que a gente ama: a relação candidato/vaga. Tratamos também das etapas adicionais de entrevistas, provas práticas, e entrega de currículo, praxe de segunda fase. Além disso, você vai ver mais detalhes sobre a residência em Cirurgia Geral.

Como é a residência em Cirurgia Geral na USP

No tópico anterior, deixamos o nosso texto sobre as instituições mais procuradas em SP para a residência. Se você quer saber como uma das mais famosas de São Paulo, a USP, lida com a residência médica em Cirurgia Geral, também temos um texto para isso.

Confira uma conversa super descontraída e interessante com a Bruna e com o Matheus, que estão no segundo ano da residência de Cirurgia Geral na USP. Nela, você vai ter a visão completa, em primeira pessoa, da experiência de quem está lá todos os dias.

Perguntamos qual é o melhor estágio da residência, a carga horária máxima de plantão, as principais atividades teóricas e práticas desempenhadas, se existe a possibilidade de conciliar a residência com plantões externos, os pontos fortes e fracos da residência na USP e até mesmo se existe a possibilidade de fazer estágio fora do país.

Qual é o tempo de especialização em Cirurgia Geral?

Se você pretende se especializar nessa área da Medicina, precisa saber alguns detalhes acerca da residência. Um deles é o tempo de prática, visto que muitas pessoas optam pela Cirurgia Geral como pré-requisito antes de desempenhar outra especialização.

Para saber, de fato, o tempo de especialização em Cirurgia Geral, veja o nosso texto sobre o assunto. Essa informação é importante para o planejamento de carreira do médico, e exatamente por isso ainda falamos de mais alguns assuntos no post.

Você vai saber como é a residência nessa especialidade, o que faz um cirurgião geral, a sua área de atuação, entre outros assuntos de relevância para os estudantes e residentes da área.

Quanto ganha um residente de Cirurgia Geral no Brasil?

Apesar de a área da saúde ser bem remunerada no Brasil, é importante saber alguns números em específico. Por isso, outro ponto importante acerca da residência em Cirurgia Geral é saber o salário. Todo mundo quer estudar e se sacrificar para, no fim das contas, ganhar bem, não é mesmo?

Por isso, temos um texto dedicado apenas a responder quanto ganha o profissional de Cirurgia Geral em residência no Brasil. Ademais, apresentamos os benefícios oferecidos por algumas das instituições a seus médicos residentes, como a USP, Unicamp, entre outras.

Por último, mas não menos relevante, respondemos a uma pergunta importante nesse sentido: por que alguns residentes fazem plantão ao longo da residência médica? Uma leitura essencial!

Os três hospitais mais concorridos para fazer residência em Cirurgia Geral no SUS-SP

É importante saber onde cursar a residência, não é mesmo? Por isso, falamos sobre os hospitais que oferecem programas de residência em Cirurgia Geral, especificamente no SUS-SP.

Grande parte dos profissionais de todo o Brasil almeja construir uma carreira em São Paulo, nem que seja durante a residência. Nesse sentido, o SUS-SP é uma boa oportunidade. No conteúdo sobre o tema, discorremos com minuciosidade sobre os hospitais mais concorridos.

Veja mais sobre a carga horária, tamanho e estrutura da unidade, número de atendimentos já realizados (e quantos são de Cirurgia Geral), a localização do hospital, entre outros fatores importantes. Além disso, no fim do post, temos um bônus que vai tornar ainda mais fácil decidir onde você vai prestar a residência médica de Cirurgia Geral no SUS-SP. Confira!

Comemore o Dia do Cirurgião Geral com a gente!

Nossos parabéns a todos os cirurgiões gerais do Brasil! Essa área cheia de oportunidades na Medicina é bastante escolhida pelos recém-formados, e exatamente por isso é válido ressaltar o quão importante é a profissão. E quão nobre é a atuação de quem opta por segui-la.

Até mesmo alguns problemas simples podem precisar de intervenção cirúrgica para que sejam devidamente tratados. Por isso, a atuação de um cirurgião geral é rodeada de responsabilidades, e tem uma função social gigante. Os mais diversos problemas e patologias surgem para esse profissional.

Conforme a medicina avança, nos últimos tempos, o diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças podem ser feitos de modo não invasivo. No entanto, o especialista em cirurgia Geral ainda é necessário para intervenções cirúrgicas.

Estas podem ser de emergência ou não. Em geral, a Cirurgia Geral envolve a área do abdômen, seus órgãos internos e cirurgia de trauma. Ocorre, porém, que o cirurgião geral está pronto para diversos cenários. Especialmente os que fazem plantão em emergências.

Algumas das cirurgias que um cirurgião geral pode fazer, entre outras, são:

  • cirurgia de obesidade (bariátrica);
  • remoção de pedra na vesícula;
  • hérnia de hiato;
  • hérnias na parede abdominal.

Saiba mais sobre a residência médica em Cirurgia Geral!

Por último, para você que se interessa por essa área tão especial da Medicina, temos uma recomendação. Nosso podcast Finalmente Residente tem um episódio sobre o tema.

Nele, nosso convidado Daniel Haber fala sobre o dia a dia no centro cirúrgico, salvando vidas. Quer saber mais sobre a paixão de quem atua na carreira que você sonha em ter? Esse episódio é a melhor opção.

Se você considera a Cirurgia Geral como um passo na carreira ou como sua profissão final, é importante ouvir tudo que o Daniel tem a falar sobre a residência. Ouça agora mesmo: Finalmente Residente de Cirurgia Geral na Unifesp.

O Dia do Cirurgião Geral é uma data ideal para lembrarmos da atuação desse profissional. É uma área da Medicina que serve como base para diversas outras, e da mesma forma resolve diversos problemas por si só.

E aí, curtiu a nossa homenagem para o Dia do Cirurgião Geral? Para saber ainda mais sobre a especialidade, não se esqueça de que temos um podcast! Ouça agora mesmo o episódio “Finalmente Residente de Cirurgia Geral na Unifesp” no Spotify!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
DjonMachado

Djon Machado

Catarinense e médico desde 2015, Djon é formado pela UFSC, fez residência em Clínica Médica na Unicamp e faz parte do time de Medicina Preventiva da Medway. É fissurado por didática e pela criação de novas formas de enxergar a medicina.