Carregando

Retrospectiva 2021 de Residência Médica: confira!

E aí, galera, tudo certo? Hoje a gente está aqui para fazer uma retrospectiva 2021 de residência médica! Muita gente por aqui se dedicou bastante para se dar bem nas provas e conquistar a vaga dos sonhos, e a Medway esteve presente nessa trajetória.

Retrospectiva 2021 de residência médica;: saiba mais!
Confira nossa retrospectiva 2021 de residência médica

Não apenas com nossos cursos e aulas, mas também com um monte de conteúdo diferenciado e desenvolvido exatamente para ser uma ajuda a mais nesse momento tão desafiador de estudos. E para quem ainda vai prestar algum processo seletivo de residência, aproveitar esse material também é superimportante.

Nosso trabalho foi tão árduo quanto o de vocês e é por isso que juntos chegamos tão longe! Preparamos e postamos um monte de materiais maneiros com o intuito de fazer com que essa etapa ficasse mais leve e bem direcionada para todos os estudantes. Bora rever o que rolou, então?

Com vocês: a retrospectiva 2021 de residência médica!

Nessa retrospectiva de residência médica, dá para ver que se preparar para essa ocasião decisiva é bastante puxado. É muito conteúdo para repassar, muitos editais para ficar de olho e muitas horas a fio de estudo. Mas também percebe que muitas experiências e surpresas boas chegam para os residentes. Olha só!

5 dicas para estudar para a residência médica

Para começar, vamos às 5 dicas para estudar para a residência médica! É claro que cada pessoa tem um método com o qual se identifica, mas conhecer novas possibilidades pode fazer a diferença. Sem contar que conciliar essa preparação com o fim da graduação e o internato não é tarefa fácil, e por isso essas sugestões quando colocadas em prática podem ser uma mão na roda para uma boa organização.

Como estudar em casa para a residência médica

Outro desafio comum aos futuros residentes é conseguir estudar em casa para a residência médica. Afinal, nem sempre rola aquele silêncio no ambiente ou um afastamento de distrações para que você consiga um bom resultado, certo? Então, com essas dicas, fica mais fácil aproveitar ao máximo seu tempo e o conforto do lar para cobrir o conteúdo.

Conheça alguns dos principais hospitais do SUS-SP para fazer residência médica

Para os médicos que procuram uma residência com grandes desafios e oportunidades, o SUS-SP pode ser uma boa. Neste artigo, a gente lista os hospitais mais importantes da rede, com direito a quantidade de vagas e outros detalhes sobre editais recentes. É uma ótima forma de se preparar para as exigências do processo seletivo e saber o que te espera lá na frente.

Como estudar por questões para a residência

Todo mundo sabe que estudar por questões é uma das melhores estratégias para um bom resultado nas provas de residência médica. O primeiro passo é reunir as provas antigas das instituições nas quais você deseja concorrer. Mas não dá para parar por aí: como colocar esse tipo de estudo em prática? E o que fazer quando há dificuldades de retenção de conteúdo? As respostas estão neste artigo!

Quais são as residências mais concorridas da USP?

A USP tem os programas de residência médica mais concorridos do Brasil, além de ser uma das melhores instituições para quem quer seguir carreira na Medicina. E, entre os programas disponíveis, alguns se destacam em relação a outros. Será que a especialidade que você quer está nesse ranking e é uma das mais concorridas da universidade? Vale a pena conferir!

Como fazer resumos para estudar para a residência?

Tem gente que não abre mão do bom e velho resumo para estudar. Mas, para que ele seja eficiente em relação ao conteúdo da residência médica, alguns macetes podem fazer a diferença. Se você ainda não sabe quais, não deixe de fazer essa leitura para descobrir e, principalmente, colocá-los em prática.

Residência no IAMSPE (Hospital do Servidor Público Estadual): história, números e estrutura

O IAMSPE é um hospital renomado, referência em muitas especialidades e uma excelente opção para quem quer fazer residência médica. Aqui, você conhece mais sobre a instituição, seus programas, sua história e sua estrutura, e pode se preparar melhor para disputar a vaga dos sonhos por lá.

Aplicativos para estudantes de Medicina que você precisa conhecer

Não há dúvidas de que a tecnologia pode contribuir, e muito, com os estudos para a residência. Nesse artigo, você vê uma lista completa de aplicativos para estudantes de Medicina, com um monte de funcionalidades diferentes para as várias situações que a vida acadêmica e profissional traz.

Como é o cenário da residência médica no Brasil?

Mas, afinal, como anda o cenário da residência médica no Brasil? A gente trouxe nesse conteúdo uma análise completa sobre essa modalidade, com dados estatísticos, oferta e demanda e informações por estados. Assim, fica mais fácil visualizar suas possibilidades e oportunidades de trabalho e se preparar para construir uma carreira de muito sucesso.

Quantos médicos tem no Brasil?

Você sabe quantos médicos tem em nosso país? Com base em dados científicos recolhidos pela publicação Demografia Médica no Brasil, fizemos um apanhado com números e tendências não apenas de 2020 e 2021, mas também previsões para os próximos anos, o que é muito importante para você se organizar em relação ao futuro.

Saiba o que cai na prova de residência médica

E o que será que cai na prova de residência médica? Bom, a gente sabe que o conteúdo varia de acordo com a instituição e as tendências médicas do momento. Mas alguns pontos são recorrentes, assim como detalhes de estruturação da prova. Portanto, não deixe de ficar por dentro do que é cobrado tanto na prova teórica quanto na prova prática.

Medway recomenda: séries para estudantes de Medicina

Nem só de estudos vive um futuro residente, certo? Apesar de ser superimportante se dedicar com afinco ao conteúdo, tirar um momento para descansar a cabeça também é essencial para se dar bem na prova. E você pode fazer isso assistindo a algumas séries: há indicações para todos os gostos, inclusive algumas com temas médicos clássicos se você não quiser sair do clima!

Medway recomenda: livros para estudantes de medicina

Mais uma forma de ter um momento de lazer e dar uma respirada entre os estudos da residência médica é ler, um hábito que contribui para a sua interpretação de texto e concentração (duas habilidades essenciais para resolver as questões da residência). Aqui estão algumas dicas e indicações que também agradam a todos os tipos de perfil, e além de serem um passatempo, ainda podem trazer muitas lições de vida inesquecíveis.

Prova de residência da Unicamp: o que você não deve esquecer

Esse conteúdo conta tudo e mais um pouco sobre a prova de residência da Unicamp. A instituição, que é conhecida mundialmente e super respeitada no mundo acadêmico pela qualidade de suas pesquisas, tem uma prova que além de concorrida, é considerada um tanto quanto desafiadora, para não dizer difícil! E para se dar bem, além de estudar muito, ainda é preciso ficar por dentro de alguns detalhes que não podem ser esquecidos de jeito nenhum.

Como é a prova prática de residência médica da Unifesp

Outra instituição muito procurada pelos futuros residentes do Brasil é a Unifesp! A universidade conta com mais de 80 programas de residência médica credenciados e a prova prática é referência. Então, não dá para perder todos esses detalhes e informações se quiser tirar essa segunda etapa do processo seletivo de letra.

Como é a análise curricular da residência médica na Unesp

A análise curricular é uma etapa muito comum nos processos seletivos de residência médica. Em especial agora, em tempos de pandemia, quando a prova prática foi eliminada de muitas instituições. Nesse artigo, você tem a oportunidade de saber como essa análise é feita na Unesp, o que é avaliado pela banca e como organizar seu currículo.

Saiba o valor da bolsa de residência do Sírio-Libanês

Não dá para negar: todo mundo quer saber sobre a bolsa que um residente ganha durante seu período no programa, não é verdade? Esse artigo conta um pouco mais sobre o valor da bolsa do Sírio-Libanês, sem dúvidas um dos hospitais mais importantes do país.

Como entrar no mercado de trabalho após a faculdade de Medicina?

Depois da graduação, é inevitável aquela insegurança bater: o que fazer para entrar no mercado de trabalho? A residência médica é uma das opções, uma vez que a especialização é bastante valorizada pelos contratantes e gera uma experiência curricular incrível. Mas ainda existem outras oportunidades interessantes, que você descobre nesse artigo.

Curtiu ver a nossa retrospectiva 2021 de residência médica?

E então, curtiu essa retrospectiva 2021 de residência médica? Reviveu muitas emoções ou salvou nossos links para mandar ver esse ano? Seja qual for a opção, a gente aproveita para agradecer a parceria nessa trajetória e reforçar que continuaremos por aqui, firmes e fortes, para sempre trazer o melhor para nossos residentes.

Para quem quer continuar a se preparar para tirar as provas de residência de letra, fica a dica: na Academia Medway você tem acesso a uma série de materiais exclusivos que ajudarão na sua organização para os próximos processos seletivos. E na Mentoria 2022, você tem mais um guia perfeito para ser aprovado. Aproveite!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
JoanaRezende

Joana Rezende

Carioca da gema, nasceu em 93 e formou-se Pediatra pela UFRJ em 2019. No mesmo ano, prestou novo concurso de Residência Médica e foi aprovada em Neurologia no HCFMUSP, porém, não ingressou. Acredita firmemente que a vida não tem só um caminho certo e, por isso, desde então trabalha com suas duas grandes paixões: o ensino e a medicina.