Guia de especialidades médicas: saiba tudo sobre as residências e instituições

Você sabia que aqui no blog da Medway a gente tem uma série de artigos com tudo que você precisa saber sobre as residências médicas nas grandes instituições de São Paulo? E o melhor de tudo é que são os próprios residentes que vêm bater esse papo com a gente. Mas não precisa se preocupar, não. Você não vai precisar sair buscando um por um. É só seguir nesse guia de especialidades médicas que nós trazemos tudo pra você. Gostou? Então continua por aqui!

Além de descobrir como é a rotina de cada especialização e instituição a partir da visão de quem está lá, você ainda vai poder saber os pontos fortes e aspectos a melhorar de cada uma delas. Assim, fica mais fácil para você decidir qual é a residência que tem a sua cara e, finalmente, escolher a instituição que vai te acompanhar pelos próximos anos. Mas chega de enrolação, não é mesmo? Tá na hora de conhecer nosso guia de especialidades médicas!

O guia de especialidades médicas de São Paulo

USP

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das grandes referências em qualidade de ensino no Brasil. E isso, é claro, também vale para o curso de Medicina. Para você ter ideia, são 62 programas de residência médica na universidade. Para entender um pouco mais sobre as opções de especialidades, confere a lista de algumas delas aqui:

Unifesp

Que a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estaria no nosso guia de especialidades médicas, todo mundo já imaginava. Afinal, a “Paulista”, como é chamada carinhosamente, tem o maior hospital universitário do Brasil. E você pode fazer a sua residência lá! Veja algumas das especializações!

Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é um dos grandes polos científicos do estado — e também do país! Como não poderia ser diferente, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) de lá é um dos destinos dos sonhos de diversos recém-graduados que buscam uma residência. Conheça aqui alguns dos 79 programas oferecidos pela instituição!

USP-RP

Localizada em Ribeirão Preto, essa unidade da Universidade de São Paulo recebe, em média, 850 estudantes de residência médica por ano. Para esses alunos, são oferecidos 77 programas de especialização que contam com toda a infraestrutura e a excelência da instituição. Sobram motivos pra USP Ribeirão estar aqui no nosso guia de especialidades médicas, não é mesmo? Então confere algumas delas!

ISCMSP

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) é uma instituição com mais de 400 anos. Considerada o maior hospital filantrópico da América Latina, a Santa Casa é responsável por 5 unidades que atendem cerca de 8 mil pessoas diariamente. É claro que, com toda essa história, ela também seria responsável por um dos programas de residência mais conceituados do estado, abrangendo 57 especialidades. Aqui você conhece alguma delas! 

Agora ficou fácil escolher, né?

E aí, gostou do nosso guia de especialidades médicas? A partir dele, fica muito mais fácil tirar suas dúvidas sobre qual instituição escolher, não é mesmo? E a gente sabe que isso é fundamental. Afinal, escolher qual será a sua opção de faculdade vai ser decisivo para os seus estudos — e é nisso que a Medway acredita.

Por isso, uma vez que você tenha seu objetivo traçado, é hora de direcionar o seu preparo. Pra ter uma ajudinha nesse momento, você pode acessar a Academia Medway. Nela, disponibilizamos gratuitamente e-books, minicursos e muito mais. Pra começar, cheque os guias estatísticos que produzimos com os temas que mais caem em cada instituição: USP-SP, Unifesp, Unicamp, USP-RP e Santa Casa.

Pra cima!

Receba conteúdos exclusivos!

Telegram
AlexandreRemor

Alexandre Remor

Nascido em 1991, em Florianópolis, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e com Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da FMUSP (HC-FMUSP) e Residência em Administração em Saúde no Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Fanático por novos aprendizados, empreendedorismo e administração.